Mabon

14/03/2013 20:43

      Mabon ------- Equinócio de Outono ---- 21 de março

                                       

 

 


Mabon, (pronuncia-MAY-bun, MAY-osso, MAH-benefício, ou MAH-bawn) é o Equinócio de Outono. O Equinócio de Outono divide o dia e a noite também, e t

odos nós temos um momento para prestar nossa homenagem à escuridão iminente. Nós também damos graças à luz solar diminuindo, como armazenar nossa colheita de culturas deste ano. Os druidas chamam esta celebração, Mea'n Fo'mhair, e honram o Homem Verde, o Deus da Floresta, fazendo oferendas as árvores. Oferendas de sidras, vinhos, ervas e fertilizantes são apropriadas neste momento. Wiccans celebram a Deusa, ela passa de mãe para Anciã, e seu consorte o Deus enquanto se prepara para a morte e renascimento.

Vários outros nomes para o Mabon são Colheita do Vinho, Festa da Avalon, Equinozio di Autunno (Strega), Alben Elfed (Caledonii), ou Cornucópia.

Neste festival, é apropriado usar toda a sua elegância e jantar e comemorar em um lugar de luxo. Depois disso nos preparamos para o desacelerar do ano para Samhain.

É um tempo para terminar velhos negócios como nós pronto para um período de descanso, reflexão, relaxamento.

Simbolismo de Mabon:
 Mistérios, Igualdade e Equilíbrio.

Símbolos de Mabon:
vinho, cabaças, pinhas, grãos, milho, maçãs, romãs, videiras, como hera, sementes secas, e chifres da abundância.

Ervas de Mabon:

benjoim, samambaias, grãos, madressilva, calêndula, serralha, mirra, maracujá, rosa, sálvia, selo de Salomão, tabaco, cardo, e vegetais.

Alimentos de Mabon:
Pães, nozes, maçãs, romãs, e legumes, como batatas, cenouras e cebolas.

Incenso de Mabon:
benjoim, mirra e sálvia.

Cores de Mabon:
Vermelho, laranja, castanho-avermelhado, bordo, marrom e ouro.

Pedras de Mabon:
Safira, lápis-lazúli, e ágatas amarelas.

Atividades de Mabon:
Fazer o vinho, recolhendo ervas secas, plantas, sementes e vagens de sementes, caminhando na floresta, espalhando as ofertas em campos colhidos, oferecendo libações a árvores, decorando túmulos com folhas, bolotas, pinhas e para homenagear aqueles que se passou.

Magias de Mabon:
Proteção, prosperidade, segurança e auto-confiança. Também os de harmonia e equilíbrio.

Divindades de Mabon:
Deusas-Modron, Morgan, Epona, Perséfone, Pamona e as Musas. Deuses-Mabon, Thoth, Thor, Hermes, e O Homem Verde.

Mabon é considerado um tempo de Mistérios. É um momento para homenagear Deidades Idosas e do mundo espiritual. Considerado um momento de equilíbrio, é quando pararamos e relaxamos e desfrutamos de nossas colheitas pessoais, sejam eles de trabalhos em nossos jardins,  em nossas profissões, apenas lidando com o cotidiano de nossas vida e em família. Que seu Mabon ser memorável, e seus corações e espíritos ser preenchido até transbordar!
 

fonte:  Celtic wicca.com

 

Minha dica para esse ritual é agradecer muito por suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Faça um lindo jantar enfeitado com milhos e maças para os amigos, família ou coven com muita fartura ( que tal uma mesa de pães, queijos, frios, castanhas e vinho?) Coloque fotos daqueles que já foram pelo ambiente, saude os Deuses em gratidão... diga algumas palavra e faça uma oração. Relaxem ...

Prepare a mesa com sal, água, pedra, ervas secas, e velas marrons bordos e douradas ... Solta sua criatividade... e merecido Mabon!!

 

Beijos Marina