Lammas ou Lughnasadh

02/02/2013 20:14

1 ou 2 de Fevereiro---- Lughnasadh / Lammas

 

                                                  

 

No Lammas, às vezes chamado Lughnasadh, é hora de comemorar a primeira colheita do ano, e reconhecer que os dias quentes de verão em breve chegará ao fim. As plantas da primavera murcham e soltam sementes para assegurar colheitas futuras. As chuvas que ocorrem nesse periodo ajudam os frutos  amadurecem para a colheita. Podemos dar graças pelo alimento em nossas mesas.

Lughnasadh significa os jogos funerais de Lugh (pronuncia-Loo), referindo-se a Lugh, o deus do sol. No entanto, o funeral não é seu, mas os jogos fúnebres ele faz em homenagem a sua mãe adotiva Tailte. Por essa razão, as tradicionais feiras de artesanato Tailtean e casamentos Tailtean (que duram um ano e um dia) também são celebradas neste momento.

Enquanto o outono começa, Deus Sol Celta entra em sua velhice, mas ainda não está morto. O Deus simbolicamente perde um pouco de sua força como o Sol nasce mais longe no Sul todos os dias e as noites ficam mais longos.

A religião cristã adotou este tema e chamou-lhe "Lammas", que significa "pão de massa", uma época em pães recém-assados ​​são colocados sobre o altar.


Alimentos tradicionais:
Maçãs, grãos, pães e frutas da época.

Ervas e Flores:
Todos os grãos, uvas, framboesas, maçãs, peras .

Incenso:
Aloés, rosa, sândalo.

Pedra:
Cornalina e citrino.

Atividades especiais:
Com o passar do verão, muitos pagãos celebraram este momento para recordar o seu calor e generosidade em uma festa  compartilhada com familiares ou Coven. Guardar e plantar as sementes das frutas consumidas durante a festa ou ritual. Se cultiva plantas ou árvores com amor e como um símbolo de sua conexão com o Senhor e Senhora. Passear pelos campos e pomares ou passar o tempo ao longo nascentes, riachos, rios, lagoas e lagos refletindo sobre a generosidade e amor do Senhor e Senhora.

Abençoado seja!
 

Fonte: Celtic wicca.com

 

Uma dica minha seria sempre chamar os amigos e que tal fazer um café gostoso com muitas tortas, bolos, pães de grão e sementes, frutas para enfeitar acender algumas velas  nas cores laranjas e amarelas... e que tal um brinde de agradecimento por tudo o que conquistou aos Deuses com uma gostosa cerveja??

Um bom Lammas para todos!!!

 

Beijos da Marina